segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Sobre o emprego do gerúndio

E-mail do leitor Fábio: “Professor, em seu artigo sobre ‘gerundismo’ (http://www.chicoviana.com/escritos.php?id=738), o senhor afirma que se deve evitar o gerúndio com dois sujeitos.

          “Queria saber se o gerúndio está bem empregado nesses contextos: (a)‘As escolas devem, então transmitir valores de estima ao meio ambiente, mostrando que ações individuais são também vitais para a resolução da questão’; (b) ‘Porquanto, muitas pessoas buscam levar vantagem sempre, sem se importarem com o outro, acentuando a existência do individualismo...’”.
                                                **** 

         Caro Fábio, na frase (a) não existe problema com o emprego do gerúndio, pois o sujeito do verbo “mostrar” é o mesmo da oração anterior (as escolas): “...e mostrar que ações individuais...” ou “...para mostrar que ações individuais...”.  
         Em (b), contudo, há falha coesiva; o que acentua o individualismo não é o sujeito “muitas pessoas”, mas sim toda a informação dada nas orações anteriores. Para evitar o truncamento do enunciado, deve-se dizer: “Isso acentua o individualismo...” ou “o que acentua o individualismo...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário