sexta-feira, 26 de abril de 2019

Sobre o tipo de letra na redação



Olá, boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida
Minha dúvida é em relação à escrita na redação. Tipo, minha letra é misturada, eu utilizo tanto letras de computação como letras cursivas. Isso é proibido em redação? Existe uma norma que proíbe isso? (não sei se o nome que se dá a essas letras são essas que citei).
Michel Filipe 
****
          Alô, Michel.

         A dúvida comum dos estudantes quanto à letra com que devem fazer a redação é se utilizam o cursivo ou a caixa-alta. A letra cursiva, como o nome diz, é a letra que corre. Com ela se produz a maior parte dos textos manuscritos. A caixa-alta corresponde à escrita com letras maiúsculas. As bancas aceitam os dois tipos; o importante é que o texto seja legível. Há pessoas que, ao escrever em cursivo, produzem garranchos que ninguém consegue entender (às vezes, nem elas próprias). Nesse caso, o melhor é usar a caixa-alta. Recomenda-se, no entanto, que o aluno sublinhe as letras que iniciam os períodos e as dos nomes próprios; afinal há normas para a escrita das maiúsculas, e o estudante deve mostrar que as conhece. 
        Chegamos à sua pergunta, que se refere a uma possibilidade nova: alternar letras cursivas com letras de computação. O Enem não emitiu nenhuma norma que impeça esse tipo de alternância (assim como, a exemplo dos outros concursos, não se manifesta quanto a o aluno usar a letra cursiva ou a de caixa-alta). Deduz-se que nesse exame os corretores aceitam os diferentes tipos de letra. O importante, repita-se, é que o candidato se faça entender. A banca não pode ver com bons olhos os que tornam mais penoso o extenuante trabalho que já tem, e a má vontade decorrente disso certamente influirá no julgamento que fizer deles. O candidato deve escrever com legibilidade para garantir que o seu texto será lido e avaliado com justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário